Webcamming erótico comercial: nova face dos mercados do sexo nacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1678-9857.ra.2021.184482

Palavras-chave:

Webcamming, mercados do sexo, erotismo, tecnologias

Resumo

Este texto se debruça sobre o universo do webcamming erótico comercial (WEC) desenvolvido recentemente no Brasil (mais especificamente a partir do ano de 2002), investigando sua organização e estruturação (construindo um perfil dessa atividade em contexto nacional). Mantendo diálogo constante com a empiria e a literatura sobre o tema, este texto aponta para a urgência de empreendimentos que busquem singularizar essa atividade, constantemente subsumida a ramos mais conhecidos dos mercados do sexo, tais como a pornografia e o strip-tease. A estratégia metodológica adotada se baseou na etnografia, realizada primordialmente em ambiente online, sobretudo nos espaços dos sites especializados em WEC e redes sociais (especialmente o Twitter e o Instagram). Entrevistas semiestruturadas foram efetuadas com 15 camgirls (mulheres que atuam nesse ramo), centradas em suas trajetórias de vida e suas carreiras no webcamming.

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Biografia do Autor

  • Lorena Rúbia Pereira Caminhas, Universidade Estadual de Campinas

    Lorena Rúbia Pereira Caminhas é doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisadora do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Ciência e Tecnologia (GEICT/Unicamp). Seus trabalhos se concentram na interseção entre os estudos de Gênero e Sexualidade e as pesquisas em Comunicação e Mídia.

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Publicado

2021-04-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Caminhas, L. R. P. (2021). Webcamming erótico comercial: nova face dos mercados do sexo nacionais. Revista De Antropologia, 64(1), e184482. https://doi.org/10.11606/1678-9857.ra.2021.184482