Notícias

Congresso Internacional de Literatura Brasileira

2024-03-20

O Centro de Estudos Brasileiros, em colaboração com a Academia Brasileira de Letras, organiza o IV Congresso Internacional de Literatura Brasileira. Homenagem a Ariano Suassuna, que acontecerá entre os dias 11 e 13 de dezembro de 2024 na Faculdade de Filologia da Universidade de Salamanca.

Neste IV Colibra homenageamos Ariano Suassuna (1927-2014), dramaturgo, poeta e romancista que fundou em Recife o Movimento Armorial com o qual buscava impulsionar as expressões artísticas da cultura popular nordestina. Autor de obras teatrais como Uma Mulher Vestida de Sol (1942), Os Homens de Barro (1949), O Castigo da Soberba (1953), O Auto da Compadecida (1955), O casamento suspeitoso e O homem da vaca e o poder da fortuna (1958). Já como romancista compôs A História de amor de Fernando e Isaura, (1956), O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta (1971) e História d’O Rei Degolado nas caatingas do sertão /Ao sol da Onça Caetana (1976). Como poeta é conhecido pelas obras O Pasto Incendiado (1945-1970), Ode, (1955) e uma coletânea publicada em 1999.  

Convidamos a todos os pesquisadores e pesquisadoras da vida e obra de Suassuna a participar do congresso com uma comunicação, assim como o evento também está aberto aos pesquisadores de Literatura brasileira em geral. 

Saiba mais sobre Congresso Internacional de Literatura Brasileira

Edição Atual

v. 10 n. 21 (2023): Primeiro Semestre 2023
					Visualizar v. 10 n. 21 (2023): Primeiro Semestre 2023

A Revista de Estudios Brasileños aborda no dossiê deste número um tema clássico e central no pensamento científico atual: a relação entre os estudos das Ciências Sociais e os estudos de Ciência e Tecnologia. Nas páginas que seguem, é analisado um aspecto concreto, mas plural: a partir das Ciências sociais, a atuação e conteúdo dos estudos de Ciência e Tecnologia. Esse aspecto é plural, porque, como se destaca na introdução do dossiê e nas temáticas dos artigos aqui reunidos, o conteúdo das diferentes áreas das Ciências Sociais e das conhecidas como “ciências puras” é muito diferente.

A História da Ciência é, também, a da incorporação a ela das Ciências Sociais, que sempre implicam uma projeção de valores de natureza muito diversa sobre a realidade a se analisar que, com frequência, é o resultado das pesquisas próprias das ciências experimentais. Isso, sem dúvida, faz com que passe a um primeiro plano a relação entre ciências experimentais e Ciências Sociais, que os temas de reflexão sejam plurais e que tenha um especial interesse analisar, a partir das Ciências Sociais, não só os resultados da pesquisa das ciências experimentais, mas também os motivos que levaram e escolher determinados temas de investigação e a consideração do método empregado.

Portanto, os estudos do dossiê convidam o leitor de uma revista de Ciência Sociais, como é a Revista de Estudios Brasileños, a refletir sobre as outras ciências, a não as considerar como algo afastado, senão ao contrário, como um saber conectado a sua investigação e às suas próprias decisões metodológicas.

Publicado: 2023-11-03

Edição completa

Apresentação

Dossiê

Entrevista

Resenha

Ver Todas as Edições