v. 10 n. 21 (2023): Primeiro Semestre 2023

					Visualizar v. 10 n. 21 (2023): Primeiro Semestre 2023

A Revista de Estudios Brasileños aborda no dossiê deste número um tema clássico e central no pensamento científico atual: a relação entre os estudos das Ciências Sociais e os estudos de Ciência e Tecnologia. Nas páginas que seguem, é analisado um aspecto concreto, mas plural: a partir das Ciências sociais, a atuação e conteúdo dos estudos de Ciência e Tecnologia. Esse aspecto é plural, porque, como se destaca na introdução do dossiê e nas temáticas dos artigos aqui reunidos, o conteúdo das diferentes áreas das Ciências Sociais e das conhecidas como “ciências puras” é muito diferente.

A História da Ciência é, também, a da incorporação a ela das Ciências Sociais, que sempre implicam uma projeção de valores de natureza muito diversa sobre a realidade a se analisar que, com frequência, é o resultado das pesquisas próprias das ciências experimentais. Isso, sem dúvida, faz com que passe a um primeiro plano a relação entre ciências experimentais e Ciências Sociais, que os temas de reflexão sejam plurais e que tenha um especial interesse analisar, a partir das Ciências Sociais, não só os resultados da pesquisa das ciências experimentais, mas também os motivos que levaram e escolher determinados temas de investigação e a consideração do método empregado.

Portanto, os estudos do dossiê convidam o leitor de uma revista de Ciência Sociais, como é a Revista de Estudios Brasileños, a refletir sobre as outras ciências, a não as considerar como algo afastado, senão ao contrário, como um saber conectado a sua investigação e às suas próprias decisões metodológicas.

Publicado: 2023-11-03

Edição completa

Apresentação

Dossiê

Entrevista

Resenha