A iconografia de Adão, autobiografia do homem medieval
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i136p9-24Palavras-chave:
História da Cultura, Europa medieval, imaginário, iconografia adâmicaResumo
Entre os séculos XI e XIII, cresceu muito o número de representações de Adão na Europa Ocidental. Isso era reflexo de um novo interesse dos medievais por si mesmos, o que os levava a verem na história daquele personagem mítico a origem de todas as grandes características físicas, psíquicas e sociais da humanidade. Devido à sua penetração em todos os níveis culturais, a iconografia foi o grande veículo daquela autobiografia coletiva do homem medieval.Downloads
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Publicado
1997-06-30
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
FRANCO JÚNIOR, Hilário. A iconografia de Adão, autobiografia do homem medieval. Revista de História, São Paulo, n. 136, p. 9–24, 1997. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.v0i136p9-24. Disponível em: https://periodicos.usp.br/revhistoria/article/view/18808.. Acesso em: 10 mar. 2025.