Musicologia e história: Fronteira ou "terra de ninguém" entre duas disciplinas?
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i157p15-29Palavras-chave:
História, Musicologia, História CulturalResumo
Poucos musicólogos consideram a Música como um fato histórico e orientam suas pesquisas para a história cultural. Por outro lado, os historiadores têm negligenciado a Música como objeto. Ao contrário da história da arte, que tem atraído particularmente o interesse de vários historiadores, a música não os atrai e parece ser ignorada por eles. Embora os historiadores se interessem por registros da pintura, eles sistematicamente evitam a Música, indicando que sua acessibilidade e legibilidade são demasiadamente complexas. Como podemos então explicar o fato da Música ter freqüentemente caráter secundário nos estudos dos historiadores? Em contrapartida, os musicólogos quando colocam seu objeto de estudo em contexto, não se preocupam como a Música poderia colaborar e participar da compreensão da história. Nós devemos, então, sugerir aos musicólogos outra leitura de suas fontes, para que eles questionem a Música de modo a lançar novas luzes sobre a História?Downloads
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Publicado
2007-12-30
Edição
Seção
Dossiê: Artigos
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Como Citar
CHIMÈNES, Myriam. Musicologia e história: Fronteira ou "terra de ninguém" entre duas disciplinas? . Revista de História, São Paulo, n. 157, p. 15–29, 2007. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.v0i157p15-29. Disponível em: https://periodicos.usp.br/revhistoria/article/view/19060.. Acesso em: 10 mar. 2025.