Modernismos e Modernidades: Brasil, 1922 (O outro era aqui)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2022.203539

Palavras-chave:

Semana de Arte Moderna, Semana de 1922, modernismo, História da Cultura, Brasil

Resumo

 

A Semana de Arte Moderna, no Brasil de 1922, foi uma atividade patrocinada por homens endinheirados, realizada num ambiente de pessoas endinheiradas e assistida por um público de homens e mulheres endinheirados. Seu alcance, todavia, ultrapassou esse universo social, astúcia das Artes, fez-se História também criticamente, às vezes sem o querer, e dialogou com outras modernidades sociais ao indagar o que era aquele Brasil.

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Biografia do Autor

  • Nelson Tomelin Junior, Universidade Federal do Amazonas

    Professor do Departamento de História do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Amazonas.

  • Francisco Alambert, Universidade de São Paulo

    Professor do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

  • Marcos Antonio da Silva, Universidade de São Paulo

    Professor Titular aposentado, do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2022-11-04

Edição

Seção

Dossiê 1922/2022: o século da Semana – balanços e perspectivas

Como Citar

TOMELIN JUNIOR, Nelson; ALAMBERT, Francisco; SILVA, Marcos Antonio da. Modernismos e Modernidades: Brasil, 1922 (O outro era aqui). Revista de História, São Paulo, n. 181, p. 1–5, 2022. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.2022.203539. Disponível em: https://periodicos.usp.br/revhistoria/article/view/203539.. Acesso em: 17 jun. 2024.