Fernand Braudel e a primeira geração de historiadores universitários da USP (1935- 1956): notas para estudo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i146p11-27Palabras clave:
Universidade, Historiografia, Fernand Braudel, Annales, BiografiaResumen
Este texto sugere caminhos de análise para elucidar o trabalho dos primeiros historiadores formados na Universidade de São Paulo e a atuação de Fernand Braudel na disseminação de práticas intelectuais de ensino e pesquisa nos estudos históricos no Brasil, entre as décadas de 1930 e 1950.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2002-06-30
Número
Sección
Centenário de Fernand Braudel: Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
Cómo citar
MARTINEZ, Paulo Henrique. Fernand Braudel e a primeira geração de historiadores universitários da USP (1935- 1956): notas para estudo . Revista de História, São Paulo, n. 146, p. 11–27, 2002. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.v0i146p11-27. Disponível em: https://periodicos.usp.br/revhistoria/article/view/18929.. Acesso em: 10 mar. 2025.