Porque sólo la ilustración puede desterrar de esos pueblos los vicios y la inmoralidad que los dominan: Indígenas y educación en Oaxaca (1823-1867)
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i154p191-220Mots-clés :
Educação, Indígenas, Oaxaca, Século XIX, LiberaisRésumé
O presente artigo estuda a situação da educação no estado de Oaxaca entre a Independência e a República Restaurada. Em sua maioria indígena, a população da entidade era considerada pela elite política e intelectual do século XIX o obstáculo a ser superado para alcançar-se a civilização e a estabilidade. Logo se difundiu a teoria de que o Estado tinha que se encarregar de solucionar o problema e que a melhor maneira seria por meio de uma educação obrigatória, gratuita e laica. O texto que segue apresenta as idéias liberais sobre "o problema indígena" e as diretrizes para sua "solução" através da análise da legislação que auspiciou e regulamentou o sistema educativo tanto no aspecto administrativo como para a formação docente.##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
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2006-06-30
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Comment citer
RUIZ CERVANTES, Francisco José; TRAFFANO, Daniela. Porque sólo la ilustración puede desterrar de esos pueblos los vicios y la inmoralidad que los dominan: Indígenas y educación en Oaxaca (1823-1867). Revista de História, São Paulo, n. 154, p. 191–220, 2006. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.v0i154p191-220. Disponível em: https://periodicos.usp.br/revhistoria/article/view/19026.. Acesso em: 10 mars. 2025.