Dança e música na Índia antiga: uma abordagem decolonial da materialidade através do Nāṭyaśāstra
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2024.215895Palavras-chave:
Nāṭyaśāstra, Índia, Dança, Musica, DecolonialResumo
No presente artigo investigamos a música e a dança na Índia antiga a partir da materialidade e do conhecimento fornecido pelo Nāṭyaśāstra. Temos como objetivo desenvolver uma abordagem que reflita sobre os aspectos performativos da materialidade, utilizando os conceitos das artes performáticas clássicas indianas para sua interpretação. Nos engajamos com a crítica decolonial para a construção de um método que provoque um deslocamento epistemológico e referencial na produção de conhecimento em arqueologia no contexto indiano. Nesse sentido, temos Mignolo (2008), Chen (2010) e de Freitas (2016) como referencial teórico. O método desenvolvido se estrutura em três etapas, sendo elas: análise das estruturas corporais da representação, análise referencial do Nāṭyaśāstra e a Interpretação. Nos utilizamos de três estudos de caso com cenários onde a dança e a música são tema da materialidade, a dança e a música são contexto da produção material e onde não há nenhuma conexão direta da dança e música com a materialidade. Assim, como resultado, evidenciamos a efetividade do método proposto, expondo como a utilização do Nāṭyaśāstra para a análise e interpretação arqueológica e arqueomusicológica nos abre para interpretações ancoradas em um imaginário próprio da cultura indiana.
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