Hipóteses de trabalho: disciplinando o raciocínio

Autores/as

  • Tom O. Miller Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2009.89866

Palabras clave:

Lógica do método científico, Geração de hipóteses múltiplas, Arqueologia, Lógica Simbólica

Resumen

Após considerações teóricas em torno do raciocínio científico na elaboração e teste de hipóteses, o autor, manipulando os elementos da Lógica Simbólica para gerar hipóteses alternativas, considera as vantagens do uso desta como um instrumento de exame e esclarecimento das relações entre os fenômenos em estudo. As suas conclusões, embora inseridas no contexto da Arqueologia, valem para qualquer ciência social.

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Biografía del autor/a

  • Tom O. Miller, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Professor aposentado do Departamento de Ciências Sociais (agora Departamento de Antropologia) e do Museu “Câmara Cascudo” da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Publicado

2009-12-17

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

MILLER, Tom O. Hipóteses de trabalho: disciplinando o raciocínio. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, Brasil, n. 19, p. 3–12, 2009. DOI: 10.11606/issn.2448-1750.revmae.2009.89866. Disponível em: https://periodicos.usp.br/revmae/article/view/89866.. Acesso em: 26 jun. 2024.