A música no programa de poder de Nero: a evidência das moedas

Autores

  • Fábio Vergara Cerqueira Universidade Federal de Pelotas
  • Caroline Melo Armesto Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2023.211395

Palavras-chave:

Música, Nero, Poder, Moedas, Apolo citaredo

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a relação entre a música e o poder imperial de Nero, explorando, em particular, a representação do imperador como Apolo citaredo nas moedas cunhadas durante sua turnê pela Grécia entre 66 a 67 d.C. Por meio da iconografia dessas moedas, busca-se compreender as intenções políticas e culturais subjacentes à imagem de Nero como Apolo citaredo. A análise proposta neste estudo sugere que o filelenismo neroniano deve ser entendido como um projeto político e cultural que envolve a experiência estética, e não como uma simples manifestação da afeição pessoal de Nero pela cultura grega.

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Biografia do Autor

  • Fábio Vergara Cerqueira, Universidade Federal de Pelotas

    Professor Titular do Departamento de História da Universidade Federal de Pelotas. Bolsista Produtividade CNPq PQ1d em Arqueologia e Membro do COSAE/CNPQ - Comitê de Assessoramento em Antropologia, Arqueologia, Ciência Política, Direito, Relações Internacionais e Sociologia. Pesquisador Visitante na Universidade de Heidelberg - Instituto de Arqueologia Clássica. Pesquisador da Fundação Humboldt/Alemanha - modalidade Pesquisador Experiente - Arqueologia Clássica (desde 2014). Chercheur résident / pesquisador residente na École française de Rome. Graduou-se no curso de Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e concluiu doutorado em Antropologia Social, com concentração em Arqueologia Clássica, pela Universidade de São Paulo (2001). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História da UFPel (2015-2017). Leciona nos cursos de História Licenciatura e Bacharelado, Antropologia/Arqueologia Bacharelado. Entre 2006 e 2009, professor do Mestrado em Ciências Sociais. Desde 2007, professor permanente dos Cursos de Doutorado e Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural/UFPel, e, desde 2009, dos Cursos de Mestrado e Doutorado em História/UFPel. Nesta universidade, foi diretor do Instituto de Ciências Humanas por dois mandatos (2002-2010), coordenador do Programa de Pós-graduação em História - Mestrado e Doutorado (2015-2017, 2020-2021), coordenador do Curso de História (2000-2002), idealizador e coordenador do Laboratório de Antropologia e Arqueologia - LEPAARQ (2001-2012), do Museu Etnográfico da Colônia Maciel (desde 2006), do Museu da Colônia Francesa (desde 2015), do Laboratório de Estudos da Cerâmica Antiga LECA (desde 2011) e do Circuito de Museus Étnicos (desde 2008). Foi Presidente (2001-2003) e Vice-Presidente (2004-2005) da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, tendo sido Presidente do V Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC), realizado em 2003. Foi coordenador nacional do GT de História Antiga da Associação Nacional de História (ANPUH) entre 2007 e 2008. Editor adjunto das revistas Cadernos do Lepaarq (UFPel) e Interfaces Brasil - Canadá. Entre outros, Integrou ou integra os conselhos editoriais dos seguintes periódicos: TELESTES. An International Journal of Archaeomusicology and Archaeology of Sound (Roma); Dimensões. Revista de História (UFES); Metis (UCS); Cadernos do LEPAARQ. Textos de Antropologia, Arqueologia e Patrimônio (UFPEL); Justiça & História (Tribunal de Justiça do RS); Memória em Rede (UFPel); Patrimônio e Memória (UNESP); Plêthos (UFF); Romanitas (UFES) e Classica. Revista da SBEC. 

  • Caroline Melo Armesto, Universidade Federal de Pelotas

    Bacharela em História pela Universidade Federal de Pelotas (2022). Atualmente, é graduanda em Licenciatura em História pela mesma instituição. É pesquisadora integrante do Laboratório de Estudos sobre a Cerâmica Antiga (LECA-UFPel) e bolsista do projeto de extensão Jornada de História Antiga. Possui interesse em História Antiga, Arqueologia Clássica, Literatura Latina e Numismática.

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Estudos iconográficos (Antiguidades mediterrânicas e pré-colombianas)

Como Citar

CERQUEIRA, Fábio Vergara; ARMESTO, Caroline Melo. A música no programa de poder de Nero: a evidência das moedas. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, Brasil, n. 41, p. 122–131, 2023. DOI: 10.11606/issn.2448-1750.revmae.2023.211395. Disponível em: https://periodicos.usp.br/revmae/article/view/211395.. Acesso em: 21 nov. 2024.