Avaliação estratégica de educação em grupo e individual no programa educativo em diabetes

Autores

  • Heloisa de Carvalho Torres Universidade Federal de Minas Gerais; Departamento de Enfermagem Aplicada
  • Laercio Joel Franco Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto; Departamento de Medicina Social
  • Mayra Alves Stradioto Pontifícia de Universidade Católica de Minas Gerais; Departamento de Matemática
  • Virginia Alonso Hortale Fundação Oswaldo Cruz; Escola Nacional de Saúde Pública; Departamento de Administração e Planejamento em Saúde
  • Virginia Torres Schall Fiocruz; Centro de Pesquisas René Rachou; Laboratório de Educação em Saúde

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89102009005000001

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus Tipo 2, Educação de Pacientes como Assunto, Autocuidado, Participação do Paciente, Grupos de Auto-Ajuda, Educação em Saúde, Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde, Avaliação de Programas e Projetos de Saúde

Resumo

OBJETIVO: Comparar a efetividade de estratégias, em grupo e individual, de programa educativo em diabetes. MÉTODOS: Cento e quatro pacientes com diabetes tipo 2, atendidos no ambulatório e com seguimento em programa educativo de hospital de Belo Horizonte (MG), foram aleatoriamente recrutados e alocados em dois grupos: educação em grupo (n=54) e individual (n=50). A educação em grupo consistia de três encontros mensais, nos quais eram desenvolvidas dinâmicas lúdicas e interativas. Simultaneamente, o outro grupo era acompanhado individualmente. O acompanhamento ocorreu por seis meses durante o ano de 2006, sendo avaliados por questionários específicos: conhecimentos em diabetes, atitudes psicológicas, mudança de comportamento, qualidade de vida. Foi realizada avaliação clínica no tempo inicial, depois de três e seis meses da intervenção. RESULTADOS: A média de idade dos pacientes era de 60,6 anos. Os resultados da educação em grupo e individual foram semelhantes no teste de atitudes, mudança de comportamento e qualidade de vida. Observou-se redução nos níveis de HbA1c nos dois grupos, entretanto apenas no de educação em grupo a diferença apresentou significância estatística (p= 0,012). CONCLUSÕES: As duas estratégias do programa educativo em diabetes foram efetivas, porém a educação em grupo apresentou melhores resultados de controle glicêmico do que a individual.

Publicado

2009-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Torres, H. de C., Franco, L. J., Stradioto, M. A., Hortale, V. A., & Schall, V. T. (2009). Avaliação estratégica de educação em grupo e individual no programa educativo em diabetes . Revista De Saúde Pública, 43(2), 291-298. https://doi.org/10.1590/S0034-89102009005000001