Uso das Redes Sociais para se Promover no Mercado de Trabalho
um estudo com bacharéis e estudantes de Turismo em Natal, RN, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v29i3p428-446Palavras-chave:
Mercado de trabalho do turismo, Recrutamento, Redes sociais on-line, Natal-RNResumo
As redes sociais estão assumindo cada vez mais importância no âmbito profissional, favorecendo a busca de oportunidades e a construção de uma reputação. Este estudo se propôs a analisar como os bacharéis e estudantes de Turismo utilizam as redes sociais on-line para se promover no mercado de trabalho. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo e qualitativo, junto a alunos e profissionais egressos do curso de Turismo situado na cidade de Natal-RN. O instrumento de coleta foi um questionário eletrônico composto por questões abertas e fechadas, analisadas por meio de descrição de frequências e análise de conteúdo. Como resultados, observou-se que as redes sociais on-line têm sido cada vez mais utilizadas para divulgação do perfil profissional do candidato que almeja uma colocação no mercado de trabalho. Através desses canais é possível encontrar vagas de emprego, fazer networking e se autopromover. Porém, ficou evidente que redes profissionais como o LinkedIn ainda são exploradas de forma deficiente pelo público investigado, e o Facebook apresenta-se como a rede social mais amplamente utilizada. Ao final, concluiu-se que redes sociais on-line de caráter pessoal e profissional são alvos de recrutadores de empresas relacionadas ao turismo, devendose haver, portanto, cuidado com o que se posta e com a reputação que é construída no ambiente virtual.
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