A educação da voz e da fala do ator no método russo da fala cênica
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2022.195785Mots-clés :
Konstantin Stanislávski, Stenítcheskaia riétch, Pedagogia teatral russa, Elena Konstantinovna Gaissinok, Ação verbalRésumé
Este artigo apresenta uma abordagem sobre a educação da voz e da fala do ator na perspectiva do método russo da fala cênica [stenítcheskaia riétch]. Tal abordagem, que se presentifica nas aulas de Fala Cênica, disciplina curricular nas academias de teatro russas, é fundamentada nos princípios do Sistema de Konstantin Stanislávski e de seu pensamento artístico e pedagógico. Para desenvolver esse artigo, motivada pelo legado de Stanislávski, a autora se baseia na experiência prática com aulas de fala cênica ministradas pela pedagoga russa Elena Konstantinovna Gaissionok.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
JIMENEZ, Sérgio. (org.) El Evangelio de Stanislávski según sus apóstoles, los apócrifos, la reforma, los falsos profetas y Judas Iscariote. México: Gaceta, 1990.
KNEBEL, Maria. Análise-ação: práticas das ideias teatrais de Stanislávski. Tradução de Diego Moschkovich e Marina Tenório. São Paulo: Editora 34, 2016.
PETROVA, Anna Nikolaevna. Cценическая pечь [Fala Cênica]. Moscou, 1981. Disponível em: http://dramateshka.ru/index.php/scenic-speech/lessons-scenic-speech/4746-a-p-petrova-lscenicheskaya-rechjr?showall=&limitstart= Acesso em 10/12/2021.
PROKOPOVA, Natalia Leonidovna. Становление современной школы сценической речи: Из опыта Санкт-Петербургской театральной школы [Sobre a formação da escola contemporânea de fala cênica: a partir da experiência da escola teatral de São Petersburgo]. São Petersburgo, 1999. Disponível em: https://www.dissercat.com/content/stanovlenie-sovremennoi-shkoly-stsenicheskoi-rechi-iz-opyta-sankt-peterburgskoi-teatralnoi-s. Acesso em 07/12/2021.
PROMPTOVA, I. Yu; KOELIANIVOVA, I.P. Cценическая pечь [Fala Cênica: livro didático para alunos de escolas de teatro]. Moscou: GITIS, 2002. Disponível em: http://teatrsemya.ru/lib/mast_akt/scen_rech/kozlyaninova_stsenicheskaya_rech.pdf. Acesso em 10/12/2021.
STANISLÁVSKI, Konstantin. Preparação do ator no seu processo criador de encarnação: [diário de um discípulo]. Tradução de Nina Guerra e Filipe Guerra. Lisboa: Teatro Nacional Dona Maria II/ Bicho-do-Mato, 2019.
STANISLÁVSKI, Konstantin. El trabajo del actor sobre si mismo. El trabajo sobre si mismo en el proceso creador de la encarnación. Buenos Aires: Editorial Quetzal, 1983.
STANISLÁVSKI, Konstantin. El trabajo del actor sobre si mismo. El trabajo sobre si mismo en el proceso creador de las vivencias. Buenos Aires: Quetzal, 1980.
ZALTRON, Michele Almeida. Stanislávski e o trabalho do ator sobre si mesmo. São Paulo: Perspectiva/CLAPS, 2021.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Silvana Ávila 2022

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Os autores que publicam na RUS concordam com os seguintes termos:
a. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).