A educação da voz e da fala do ator no método russo da fala cênica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2022.195785

Palavras-chave:

Konstantin Stanislávski, Stenítcheskaia riétch, Pedagogia teatral russa, Elena Konstantinovna Gaissinok, Ação verbal

Resumo

Este artigo apresenta uma abordagem sobre a educação da voz e da fala do ator na perspectiva do método russo da fala cênica [stenítcheskaia riétch]. Tal abordagem, que se presentifica nas aulas de Fala Cênica, disciplina curricular nas academias de teatro russas, é fundamentada nos princípios do Sistema de Konstantin Stanislávski e de seu pensamento artístico e pedagógico. Para desenvolver esse artigo, motivada pelo legado de Stanislávski, a autora se baseia na experiência prática com aulas de fala cênica ministradas pela pedagoga russa Elena Konstantinovna Gaissionok.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Silvana Ávila, Universidade Federal de Santa Maria

    Professora Adjunta do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestra e Doutoranda em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 06 de junho deste ano, defendeu a tese “A fala cênica na perspectiva do Sistema de Konstantin Stanislávski” que recebeu da banca a recomendação para a publicação, e da ProfªDrª Elena Vássina, o convite para a publicação pelo selo CLAPS da editora Perspectiva. Atriz, graduada no Curso de Bacharelado em Artes Cênicas-Interpretação Teatral da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). http://lattes.cnpq.br/5976925501900194; silvanabaggioavila@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-7885-0385; 

Referências

JIMENEZ, Sérgio. (org.) El Evangelio de Stanislávski según sus apóstoles, los apócrifos, la reforma, los falsos profetas y Judas Iscariote. México: Gaceta, 1990.

KNEBEL, Maria. Análise-ação: práticas das ideias teatrais de Stanislávski. Tradução de Diego Moschkovich e Marina Tenório. São Paulo: Editora 34, 2016.

PETROVA, Anna Nikolaevna. Cценическая pечь [Fala Cênica]. Moscou, 1981. Disponível em: http://dramateshka.ru/index.php/scenic-speech/lessons-scenic-speech/4746-a-p-petrova-lscenicheskaya-rechjr?showall=&limitstart= Acesso em 10/12/2021.

PROKOPOVA, Natalia Leonidovna. Становление современной школы сценической речи: Из опыта Санкт-Петербургской театральной школы [Sobre a formação da escola contemporânea de fala cênica: a partir da experiência da escola teatral de São Petersburgo]. São Petersburgo, 1999. Disponível em: https://www.dissercat.com/content/stanovlenie-sovremennoi-shkoly-stsenicheskoi-rechi-iz-opyta-sankt-peterburgskoi-teatralnoi-s. Acesso em 07/12/2021.

PROMPTOVA, I. Yu; KOELIANIVOVA, I.P. Cценическая pечь [Fala Cênica: livro didático para alunos de escolas de teatro]. Moscou: GITIS, 2002. Disponível em: http://teatrsemya.ru/lib/mast_akt/scen_rech/kozlyaninova_stsenicheskaya_rech.pdf. Acesso em 10/12/2021.

STANISLÁVSKI, Konstantin. Preparação do ator no seu processo criador de encarnação: [diário de um discípulo]. Tradução de Nina Guerra e Filipe Guerra. Lisboa: Teatro Nacional Dona Maria II/ Bicho-do-Mato, 2019.

STANISLÁVSKI, Konstantin. El trabajo del actor sobre si mismo. El trabajo sobre si mismo en el proceso creador de la encarnación. Buenos Aires: Editorial Quetzal, 1983.

STANISLÁVSKI, Konstantin. El trabajo del actor sobre si mismo. El trabajo sobre si mismo en el proceso creador de las vivencias. Buenos Aires: Quetzal, 1980.

ZALTRON, Michele Almeida. Stanislávski e o trabalho do ator sobre si mesmo. São Paulo: Perspectiva/CLAPS, 2021.

Downloads

Publicado

2022-08-28

Como Citar

Ávila, S. (2022). A educação da voz e da fala do ator no método russo da fala cênica. RUS (São Paulo), 13(22), 88-107. https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2022.195785