Mitosfera do consumo: notas de uma teoria sobre comunicação, consumo e imaginário

Autores

  • Frederico Tavares Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v14i1e193997

Palavras-chave:

Mitosfera do consumo, Mito, Consumação, Imaginário, Imagem simbólica

Resumo

Neste artigo apresento algumas considerações sobre a mitosfera do consumo enquanto teoria que visa aproximar comunicação, consumo e imaginário. Para isso, realizo uma reflexão epistemológica aos estudos de comunicação e consumo, relacionando-os aos estudos do imaginário. Entre outros objetivos menos explícitos, buscarei fornecer bases teóricas para que possamos discutir o estatuto das imagens simbólicas e dos mitos na sociedade midiática e de consumo.

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Biografia do Autor

  • Frederico Tavares, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

    Professor associado do Instituto de Pesquisa e Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e bolsista Capes na linha de pesquisa Processos de recepção e contextos socioculturais articulados ao consumo, com estágio na Université Sorbonne Paris Cité.

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Publicado

2022-11-03

Como Citar

OLIVEIRA, Frederico Jorge Tavares de. Mitosfera do consumo: notas de uma teoria sobre comunicação, consumo e imaginário. Signos do Consumo, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e193997, 2022. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v14i1e193997. Disponível em: https://periodicos.usp.br/signosdoconsumo/article/view/193997.. Acesso em: 21 nov. 2024.