Levantamento moral e intelectual dos homens de cor: o caso do jornal O Exemplo, Porto Alegre, RS (1892-1905)
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i37.170323Palavras-chave:
Impressa, O Exemplo, Instrução, Homens de corResumo
O jornal O Exemplo (1892-1905) é documento histórico, cultural e político de uma época. Ao partir dessa afirmativa, o objetivo central deste artigo circunscreve em demonstrar os discursos inscritos no jornal O Exemplo em prol do levantamento moral e intelectual dos homens de cor, no estado do Rio Grande do Sul. O mesmo se assenta no campo da História da Imprensa e da História da Educação, e contou com o aporte teórico e metodológico da História Cultural. A pesquisa indicou que a sociedade tem uma dívida histórica com os homens de cor, em particular, no que toca à instrução e conclama a todas as pessoas a empreender uma cruzada em prol do levantamento moral e intelectual da classe.
Downloads
Referências
BAHIA, Cristina Camaratta Lins. Aprendendo a ser negro (a): representações sobre educação/instrução e pedagogias culturais no jornal O Exemplo (1892-1910). Porto Alegre, 2016, 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – PPG em Educação. Universidade Luterana do Brasil, Porto Alegre, 2016.
CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difusão Editora, 1988.
GONÇALVES, Luiz Alberto de Oliveira. Negros e educação no Brasil. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO. Luciano Mendes de; VEIGA, Cynthia Greive. 500 anos de educação no Brasil. 3. ed. São Paulo: Autêntica, 2007.
HUNT, Lynn. (org). A nova história Cultural. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
MELO, José Marques; ASSIS, Francisco de. Gêneros e formatos jornalísticos: um modelo classificatório. Intercom – RBCC. São Paulo, v. 39, n. 1, p. 39-56, jan./abr. 2016.
MULLER, Liane Susan. As contas do meu rosário são balas de artilharia: Irmandade, jornal e sociedades negras em Porto Alegre 1889-1920. Porto Alegre: Pragmatha, 2013.
O EXEMPLO. Porto Alegre, RS (1892-1905) – Semanário. Disponível em: <http://culturadigital.br/jornaloexemplo/>. Acesso em 01 de fev. 2020.
PESAVENTO, Sandra Jatahy (Coord). De escravo a liberto, um difícil caminho. Porto Alegre: IEL, 1988.
SANTOS, José Antônio dos. Prisioneiros da História: trajetórias intelectuais na imprensa negra meridional. Porto Alegre, 2011, 281f. Tese (Doutorado em História) – PPG em História, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Porto Alegre, 2011.
SODRÉ, Nelson Werneck. História da imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 1999.
SOUSA, Ricardo Costa de. Instrução e circulação da palavra escrita: o caso do jornal O Exemplo (Porto Alegre, RS, 1892-1930). Porto Alegre, 2019, 241f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, 2019.
STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Camara (orgs). Histórias e memórias da educação no Brasil, v. III, século XX. 4 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
ZUBARAN, Maria Angélica. Comemorações da liberdade: lugares de memórias negras diaspóricas. Anos 90, Porto Alegre, v. 15, n. 27, p. 161-187, jul. 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Ricardo Costa de Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).