A leitura de Monteiro Lobato na contemporaneidade: entre o livro e os quadrinhos

Autores

  • Patrícia Kátia da Costa Pina Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i14.50385

Palavras-chave:

leitura, literatura infantil, HQ, livro

Resumo

Este artigo discute alguns dos desafios que cercam a leitura de literatura, efetuada por crianças e jovens, na contemporaneidade, em face das novas, diferentes e sedutoras mídias que nos cercam, tendo como objeto de estudo a narrativa lobateana Dom Quixote das crianças, em sua versão literária e em HQ. O objetivo é investigar como a leitura do texto literário, publicado em outra mídia que não o livro, enfatiza o lúdico, podendo funcionar como forma de apreensão do mundo e construção simbólica de identidades.

 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2008-12-22

Edição

Seção

Dossiê 14: Literatura para crianças e jovens, leitura e ensino

Como Citar

PINA, Patrícia Kátia da Costa. A leitura de Monteiro Lobato na contemporaneidade: entre o livro e os quadrinhos. Via Atlântica, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 129–140, 2008. DOI: 10.11606/va.v0i14.50385. Disponível em: https://periodicos.usp.br/viaatlantica/article/view/50385.. Acesso em: 9 mar. 2025.