“Índia portuguesa”: omissão e tensões em “Fantasias” luso-tropicais filmadas
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.i1.200284Palavras-chave:
cinema de propaganda, "Índia portuguesa", filmes coloniais, Estado Novo, cinema concanimResumo
A filmografia portuguesa relativa ao Oriente durante o Estado Novo português é escassa, tardia e projecta uma retórica luso-tropicalista que contribuiu para a actualização do mito da importância, perdida, de um território que, durante a Ditadura, se impõe quase só simbolicamente. Proponho que a escassez de filmes resulta do valor simbólico da comunidade imaginada se projecta melhor por omissão do que o faria pela representação imagética. Caracterizarei o caso da “Índia portuguesa”, onde a exibição cinematográfica era vibrante, mas não deixou espaço para o cinema concanim se afirmar, enquanto a filmografia portuguesa afirmou o suposto lusitanismo local, privilegiando temas religiosos, enaltecendo o multiculturalismo e a miscigenação. Noto como, mesmo a filmografia propagandista, sobretudo a militar, evidencia tensões questionadoras do idílio luso-tropical.
Downloads
Referências
BERNSTEIN, Mathew H.; STUDLAR, Gaylyn. Visions of the East: Orientalism in Film. New Brunswick, New Jersey: Rutgers University Press, 1979.
CABRAL E SÁ, Mário. Location Goa. Panaji: Department of Information and Publicity, 2006.
CASETTI, Francesco. Eye of the Century. Film, Experience, Modernity. New York: Columbia University Press, 2008.
FREYRE, Gilberto. Aventura e rotina. Lisboa, Livros do Brasil, (s.d.).
FRODON, Jean-Michel. La Projection nationale: Cinéma et nation. Paris: Odile Jacob, 1998.
MATOS, Sérgio Campos. “Oriente e orientalismo em Portugal no século XIX: o caso de Oliveira Martins”. Cadmo, 12. Revista do Instituto Oriental da Universidade de Lisboa. Lisboa: Instituto Oriental da Universidade de Lisboa, p. 211-224, 2002.
MATOS-CRUZ, José de. Macau e o cinema. Revista Camões, 7, p. 194-206, 1999.
NOGUEIRA, António Franco. O Estado Novo (1933-1974). Porto: Livraria Civilização, 1981..
PIÇARRA, Maria do Carmo. Azuis ultramarinos: propaganda colonial e censura no cinema do Estado Novo. Lisboa: Edições 70, 2015.
PINTO, Marta Pacheco. Orientalismo. In: MATOS, Sérgio Campos (coord.). Dicionário de Historiadores Portugueses. Lisboa: Centro de História da Universidade de Lisboa, 2018. Disponível em: https://dichp.bnportugal.gov.pt/imagens/orientalismo.pdf. Acesso em: 20 jun. 2022.
PUGSLEY, Peter C. Tradition, Culture and Aesthetics in Contemporary Asian. London: Taylor and Francis, 2013
R. S. Documentários das nossas colónias. Cinéfilo, v. 98, p. 8, 1930.
SAID, Edward. Culture and Imperialism. New York: Knopf, 1993.
VIEGAS, Andrew Greno. 50 Years of Konkani Cinema. Goa: Konkan Entertainment, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria do Carmo Piçarra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).