Literatura & Alfabetização: impasses e possibilidades

Autores

  • Hércules Tolêdo Corrêa Universidade Federal de Ouro Preto - Professor Adjunto
  • Aparecida Paiva Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i28.98628

Palavras-chave:

literatura, alfabetização, leitura literária, letramento literário.

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever e analisar algumas implicações para a produção literária para a criança no contexto da atual política de alfabetização “na idade certa”. Para tanto, procuramos contextualizar, ainda que rapidamente, as políticas públicas de incentivo à leitura  para, em seguida, descrever e analisar a produção para crianças inscritas no PNLD PNAIC 2014. Esse corpus é resultado da primeira seleção específica para essa política e é possível reconhecer nele um potencial de generalização para as discussões e problematizações que se quer travar aqui. Nosso fecho para este texto anuncia desdobramentos possíveis para o tratamento da temática abordada.

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Biografia do Autor

  • Hércules Tolêdo Corrêa, Universidade Federal de Ouro Preto - Professor Adjunto
    Professor do Departamento de Educação e Tecnologias do Centro de Educação Aberta e a Distância e do Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado do Instituto de Ciências Humanas e Sociais
  • Aparecida Paiva, Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais
    Graduada em Pedagogia e mestra em Educação pela UFMG. Doutora em Estudos Literários pela UFMG.

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Publicado

2015-12-22

Edição

Seção

Dossiê 28: Literatura e Educação

Como Citar

CORRÊA, Hércules Tolêdo; PAIVA, Aparecida. Literatura & Alfabetização: impasses e possibilidades. Via Atlântica, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 179–198, 2015. DOI: 10.11606/va.v0i28.98628. Disponível em: https://periodicos.usp.br/viaatlantica/article/view/98628.. Acesso em: 27 nov. 2024.