Pensar a habitação, dentro da habitação: uma experiência projetual em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.11606/gtp.v17i3.187987Palavras-chave:
Ensino de Projeto, Habitação, Impactos da COVID-19, Processos Colaborativos ImersivosResumo
Desde fevereiro de 2020, grande parcela da população brasileira se viu condicionada ao isolamento social em suas casas, em função da pandemia viral causada pelo COVID-19, acarretando o surgimento de conflitos e inadequações nas habitações. Nesse cenário, o grupo x tem buscado compreender e propor soluções mais adequadas frente a esse novo desafio através de experiências metodológicas de pesquisa e de ensino. Este artigo traz os principais resultados de um Workshop Projetual Online imersivo onde foram experimentados processos colaborativos inovadores envolvendo alunos de graduação e pós-graduação. Descreve o processo de criação da atividade com um ato projetual em si, analisa a maneira como os exercícios propostos foram apropriados e propõe direcionamentos para a estruturação deste tipo de atividade. O projeto da atividade, neste caso, compreendeu a criação de condições favoráveis para que o processo criativo ocorresse de forma remota e imersiva, a partir da exploração de movimentos de colaboração com ênfase na externalização do pensamento, organização de ideias e troca constante entre os envolvidos no processo. Pretende-se contribuir para uma reflexão aprofundada sobre os processos de ensino-aprendizagem em projeto nas áreas de Arquitetura e Urbanismo e Design e discutir os movimentos adaptativos na forma de ensinar/aprender o projeto frente às constantes mudanças sociais, culturais e econômicas da sociedade, assim como nas novas maneiras de comunicação e produção de conhecimentos decorrentes do desenvolvimento tecnológico contemporâneo. Espera-se assim, oferecer uma contribuição social e acadêmica, uma vez que esta pesquisa, embasa com rigor, futuros trabalhos sobre as questões aqui tratadas.
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