Olha de novo: reconstrucción de la escena del feminismo contemporáneo a partir de las campañas de Avon

Autores/as

  • Francine Universidade Federal de Minas Gerais
  • Letícia Alves Lins Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2023.201295

Palabras clave:

Feminismos contemporáneos, Femvertising, Campañas de belleza, AVON, Método de la escena

Resumen

Desde las escenas de movimientos feministas contemporáneos, y trabajando conceptos como la cultura de marca y femvertising, el objetivo de este trabajo es entender cómo Avon se ha adaptado a este escenario y cómo estas escenas promueven arreglos y disrupciones en torno a los procesos emancipatorios. Se utilizó el método de la escena de Rancière para analizar dos campañas recientes, #OlhadeNovo y #VemdeAvon, y se constató que las transformaciones ocurren más en el ámbito de la micropolítica que de las emancipaciones que transforman la realidad en su conjunto.

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Biografía del autor/a

  • Francine, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestra em Comunicação na Contemporaneidade pela Faculdade Cásper Líbero. Graduada em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Supervisora de Estágio e Professora do curso de Jornalismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP).

  • Letícia Alves Lins, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora e mestra em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Marketing pela Fundação João Pinheiro (FJP). Graduada em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Coordenadora do Curso Comunicação, Diversidade e Inclusão nas Organizações do Instituto de Educação Continuada da PUC Minas e professora na mesma instituição.

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Publicado

2023-03-21

Cómo citar

FRANCINE; LINS, Letícia Alves. Olha de novo: reconstrucción de la escena del feminismo contemporáneo a partir de las campañas de Avon. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 20, n. 41, p. 202–214, 2023. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2023.201295. Disponível em: https://periodicos.usp.br/organicom/article/view/201295.. Acesso em: 22 jul. 2024.