As feições organizacionais, a informação e os momentos negligenciados: o caso Braskem e as “demandas dinâmicas” para as relações públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.219676

Palavras-chave:

Relações públicas, Comunicação, Informação, Braskem, Maceió

Resumo

Este artigo analisa as feições organizacionais da Braskem diante da crise socioambiental em Maceió na perspectiva dos riscos. A partir de um estudo de caso sobre a comunicação da empresa, buscamos compreender como são produzidas tais feições, que contribuem para produzir sua identidade organizacional. Concluímos que a incapacidade de a companhia lidar com eventos negativos pode fazer da (des)informação uma estratégia de comunicação. O estudo demonstra que as relações públicas lidam com “demandas dinâmicas” do fazer comunicativo.

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Biografia do Autor

  • Sandra Nunes Leite, Universidade Federal de Alagoas

    Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Alagoas (1990), mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) . É professora associada da Universidade Federal de Alagoas onde também exerceu atividades nas áreas de recursos humanos, difusão e gestão de inovações e projetos internacionais. Atuou como coordenadora do curso de Relações Públicas. É a atual Diretora do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes/UFAL. Atuou ainda como Diretora Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (2012) e como membro do Comitê Assessor de Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006).

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Publicado

2024-11-05

Como Citar

RODRIGUES, Emanuelle; LEITE, Sandra Nunes. As feições organizacionais, a informação e os momentos negligenciados: o caso Braskem e as “demandas dinâmicas” para as relações públicas. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 45, p. 314–325, 2024. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.219676. Disponível em: https://periodicos.usp.br/organicom/article/view/219676.. Acesso em: 3 dez. 2024.