A Estrela da Basílica: reinterpretação crítica de uma alegoria visual (1777-1791)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2024.221353

Palavras-chave:

Alegoria, Antigo Regime em Portugal, Gravura, Iconografia, Propaganda Régia

Resumo

Propõe-se a reinterpretação crítica de um famoso retrato alegórico associado ao projeto do Real Convento do Coração de Jesus, em Lisboa. Por meio de fontes iconográficas e literárias, busca-se demonstrar, utilizando o método iconográfico, a relevância da escrita e da imagem para uma identificação autêntica e correta interpretação do programa iconográfico no qual o livro e a ilustração se inserem. Dado o conteúdo da gravura em questão, este estudo foca na arte panegírica, evidenciando a mútua valorização que ela gerava, de modo diferenciado, entre o panegirista e o homenageado. O objetivo principal é aprofundar a compreensão da complementaridade entre escrita e arte visual na comunicação de mensagens políticas a serviço da coroa no século XVIII.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paulo da Costa Ferreira, Centro de Estudos Históricos da Lourinhã

    Doutor em História pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (PIUDHist), Portugal. É Investigador Associado no Centro de Estudos Históricos da Lourinhã, Portugal (CEHL). Além das teses A Cultura de Voto nas Instituições Associativas do Antigo Regime: Corte e Estremadura (1698-1822) (PhD) e Os Almotacés de Lisboa (Século XVIII) (Mestrado - ISCTE), é o autor do livro As lides do Talaya: roteiro biográfico de um Portugal setecentista.

     

Referências

FONTES

Imprensa

Diário de Lisboa, Agosto-Setembro de 1729. In: Gazetas Manuscritas da Biblioteca Pública de Évora, Vol. 1 (1729-1731). Disponível em: https://books.openedition.org/cidehus/3239. Acesso em: 20 nov. 2023.

Gazeta de Lisboa, nº 5, fevereiro de 1780;

Gazeta de Lisboa, suplemento ao nº 23, junho de 1781;

Gazeta de Lisboa, nº 49, dezembro de 1783;

Gazeta de Lisboa, nº 15, abril de 1787.

Disponíveis em: Hemeroteca Digital de Lisboa: https://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/Periodicos/GazetadeLisboa/GazetadeLisboa.htm. Acesso em: 20 nov. 2023.

Gazeta de Lisboa, nº 48, 17 novembro de 1790. Disponível em: https://babel.hathitrust.org/cgi/pt?id=njp.32101080468554&seq=522. Acesso em: 20 nov. 2023.

Gravuras

CASTRO, Machado de. 1731-1822 (Grav.); J.M.C. (Inv.). Alegoria à Monarquia Portuguesa. 1795. Água-forte, p&b. Biblioteca Nacional de Portugal, Lisboa, Portugal. Disponível em: https://purl.pt/12558. [IMG – Ilustração 1]. Acesso em: 20 nov. 2023.

CHEVILLET, Juste (Grav.); TRINQUESSE, Louis Rolland (Inv.). Qui mores hominum multorum vidit et urbes. 1781. Buril e água-forte, p&b. Dimensões: 42x28,3 cm. Biblioteca Nacional de Portugal, Lisboa, Portugal. Disponível em: https://purl.pt/5620. [IMG – Ilustração 7]. Acesso em: 20 nov. 2023.

Cruelíssima guerra que houve entre os cães, e gatos na grande praça da Real Vila de Mafra. [ [S.l. : s.n., 1781]. Buril e água-forte, p&b; 14,7x21,2 cm. Biblioteca Nacional de Portugal, Lisboa, Portugal. Disponível em: https://purl.pt/22666. (S. Inv./S. Grav.).

DEBRIE, Guilherme Francisco Lourenço (Grav. e Inv.). Retrato de D. João V com alegorias. 1743. Técnica não especificada, p&b; 30x20 cm. Universidade de Coimbra, Biblioteca Geral, Coimbra, Portugal. Disponível em: https://almamater.uc.pt/item/49299. Acesso em: 20 nov. 2023.

MACHADO, Gaspar Fróis (Grav.); CASTRO, Joaquim Machado de (Inv.). Iosepho I Avgvsto, Pio, Felici, Patri, Patriae... [entre 1775 e 1777]. Água-forte, p&b; 25,6x18 cm. Lisboa: Typ. Reg., [s.n.]. Biblioteca Nacional de Portugal, Lisboa, Portugal. Acesso em:. Disponível em: https://purl.pt/1120. Acesso em: 20 nov. 2023.

BARROS, Jerónimo (Grav. e Inv.). Retrato de Luís Rafael Soyé. 1790. Técnica não especificada, p&b; [15 grav.]; 8º (17 cm). In SOYÉ, Luís Rafael, Noites josefinas de Mirtilo, sobre a infausta morte do sereníssimo senhor D. Jozé, príncipe do Brasil… Lisboa: Régia Oficina Tipográfica. Localizada nas páginas iniciais. Biblioteca Nacional de Portugal, Lisboa, Portugal. Disponível em: https://purl.pt/13857. Acesso em: 20 nov. 2023.

FONSECA, Tomás da (Inv.); RAMALHO, Joaquim José (Grav.). Alegoria à morte do Príncipe D. José. [Musa abraçada a vaso funerário entrega a Atena (Lusitânia) a obra “Noites Josefinas”]. 1790. Buril, p&b; 15x9,6 (matriz). Biblioteca Nacional de Portugal, Lisboa, Portugal. Disponível em: https://purl.pt/12896. Acesso em: 20 nov. 2023.

FREIRE, Manuel (Grav.); (S. Inv.) Alegoria heráldica alusiva aos Reais Desposórios entre o Infante D. João e D. Carlota Joaquina. 1785. Buril, p&b. Dim. não disp. In: Segundo [-Terceiro] Tomo das Sessões Litterarias dos Alumnos da Academia dos Obsequiosos do Lugar de Sacavem..., Lisboa: na officina de Antonio Rodrigues Galhardo..., 1790-1791. Localizada nas páginas iniciais. Biblioteca Nacional de Portugal, Lisboa, Portugal. Disponível em: https://purl.pt/34202. [IMG – Ilustração 4]. Acesso em: 20 nov. 2023.

QUEIRÓS, Gregório Francisco (Grav.); BARROS, Jerónimo de (Inv.). Scientia ac Virtus, Sola que non possunt haec monumenta mori. Séc. XVIII (último quartel). p&b. Dim. da mancha: 169x111 mm. Dim. total: 209x151 mm. Coleção Online, MC.GRA.1537. Museu de Lisboa, Lisboa, Portugal. Disponível em: http://acervo.museudelisboa.pt. [IMG – Ilustração 3]. Acesso em: 20 nov. 2023.

VIEIRA LUSITANO (Inv.); ROCHEFORT, Pedro de (Grav.). Alegoria à Academia Real da História. 1735. Água-forte e buril, sanguínea; matriz: 27x19,5 cm. Biblioteca Nacional de Portugal, Lisboa, Portugal. Disponível em: https://purl.pt/13219. Acesso em: 20 nov. 2023.

SILVA, Joaquim Carneiro da (Grav. e Inv.). Alegoria à criação da Academia Real das Ciências, em que a Luz da Razão ilumina D. Maria I. 1779. Buril, p&b; 17 x 10,5 cm. (dimensões conforme site de Cabral Moncada Leilões). In Jornal Enciclopedico, Oficina de António Rodrigues Galhardo, Lisboa. Biblioteca Nacional de Portugal, Lisboa, Portugal. Acesso em:. Disponível em: https://permalinkbnd.bnportugal.gov.pt/viewer/217111/?return=1&prev_next=0#page=1&viewer=picture&o=info&n=0&q=. Acesso em: 20 nov. 2023.

Fac-símiles de retratos a óleo

HUBERT A. Z.. Retrato de José de Seabra da Silva. [s.d.]. Fac-símile do retrato a óleo. [S.l. : s.n.], Colecção Banco de Portugal, Lisboa, Portugal, in MONTEIRO, Nuno Gonçalo; COSTA, Fernando Dores, D. João Carlos de Bragança, 2º. Duque de Lafões: uma vida singular no Século das Luzes, Lisboa, Inapa, 2006, p. 108.

Fontes impressas

Alegrete, 3º Marquês de [et al]. Coleção dos Documentos, Estatutos, e Memórias da Academia Real da História Portuguesa, Vol. 1731-1732, Oficina de José António da Silva. Disponível em: https://babel.hathitrust.org/cgi/pt?id=ucm.5317971866&seq=9. Acesso em: 20 nov. 2023.

Castro, Joaquim Machado de. Ao Rei Fidelíssimo Dom José I, Nosso Senhor, Colocando-se a Sua Colossal Estátua Equestre na Praça do Comércio: Ode, Lisboa, na Régia Oficina Tipográfica. 1775. Disponível em: https://purl.pt/34392. Acesso em: 20 nov. 2023.

Castro, Joaquim Machado de. Descripção analítica da execução da estatua equestre erigida em Lisboa à gloria do Senhor Rei fidelissimo D. José I: com algumas reflexões, e notas instrutivas (...), Lisboa, Na Impressão Régia, 1810. Disponível em: https://purl.pt/960. Acesso em: 20 nov. 2023.

Carvalho, António Lobo de. Poesias joviais e satíricas, coligidas e pela primeira vez impressas, Cádis, 1852. Biblioteca Nacional de Portugal. Disponível em: https://purl.pt/16606. Acesso em: 20 nov. 2023.

Jornal de bellas artes, ou, Mnemosine lusitana. Lisboa, Na Impressão Régia, 1816. Disponível em: https://archive.org/details/jornaldebellasar01lisb/page/240/mode/2up. Acesso em: 20 nov. 2023.

Memorias Economicas da Academia Real das Sciencias de Lisboa. Tomo I, Lisboa, Na Oficina da Academia Real das Ciências, 1789. Disponível em: https://www.biodiversitylibrary.org/item/30694. Acesso em: 20 nov. 2023.

Pereira, Ângelo. A inauguração da estátua equestre de El-Rei D. José I, Narração verídica feita por um jesuíta, testemunha ocular do acontecimento. Editorial Labor, Lisboa, 1938.

Pimentel, Alberto. Zamperineida: segundo um manuscrito da Biblioteca Nacional de Lisboa. Livraria Central de Gomes de Carvalho, Lisboa, 1907. Disponível em: https://archive.org/details/zamperineidasegu00pime/page/177/mode/1up. Acesso em: 20 nov. 2023.

Rimas do Capitão João Dias Talaia Soto Maior. Na Oficina de João António da Silva, Lisboa, 1790. Disponível em: Biblioteca Nacional de Portugal, L. 1811 V.

Ruscelli, Girolamo. Le Imprese illustri con espositioni, et discorsi del Signor Ieronimo Ruscelli, Veneza, 1572. Disponível em: https://archive.org/details/leimpreseillustr00rus/page/n5/mode/2up. Acesso em: 20 nov. 2023.

Sessões literárias dos alunos da Academia dos Obsequiosos do lugar de Sacavém… Segundo Tomo, Lisboa, na Oficina de António Rodrigues Galhardo…, 1790. Biblioteca Nacional de Portugal. Disponível em: http://purl.pt/34201. Acesso em: 20 nov. 2023.

Sessões literárias dos alunos da Academia dos Obsequiosos do lugar de Sacavém… Terceiro Tomo, Lisboa, Na Oficina de António Rodrigues Galhardo…, 1791. Biblioteca Nacional de Portugal. Disponível em: https://purl.pt/34202. Acesso em: 20 nov. 2023.

Fontes manuscritas

Bartolomeu da Costa. Ofício, 25 jan. 1785. Ofício ao secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar Martinho de Melo e Castro sobre o pedido de João Dias Talaia para abrir uma chapa para uma estampa que representasse a família real portuguesa e espanhola, AHU_CU_Reino, cx. 28, Pasta 20. Arquivo Histórico Ultramarino. Instrumento de pesquisa. Disponível em: https://ahu.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/24/2018/06/076-reinoresgate-20160919.pdf. Acesso em: 20 nov. 2023.

Observações secretíssimas do marquês de pombal, sobre a colocação da estátua equestre que entregou a S. Majestade nesse dia. 1776. Repositório Digital da Universidade de Évora. Disponível em: http://hdl.handle.net/123456789/285. Acesso em: 20 nov. 2023.

Bibliografia

Burke, Peter. Testemunha ocular: o uso de imagens como evidência histórica. Traduzido por Santos, V.M.X. dos. São Paulo: EDUSC, 2004 [2001].

Castiñeiras, Manuel A. Introducción al método iconográfico. 1. ed. Barcelona: Ariel, 1998.

Chartier, Roger. «O Homem de Letras». In: VOVELLE, Michel (ed.), O Homem do Iluminismo. Traduzido por Maria Georgina Segurado. 1ª. ed. Lisboa: Presença, 1997 [1996].

Chevalier, Jean. Et al., «Lira». In: Dicionário dos Símbolos: Mitos, Sonhos, Costumes, Gestos, Formas, Figuras, Cores, Números. Círculo de Leitores, 1997.

Drews, Robert. «Light from Anatolia on the Roman Fasces». The American Journal of Philology, vol. 93, no 1, p. 40–51 (1972). Disponível em: https://www.jstor.org/stable/292899. Acesso em: 20 nov. 2023. Doi: https://doi.org/10.2307/292899.

Faria, Miguel de. A imagem impressa: produção, comércio e consumo de gravura no final do antigo regime. Doutoramento em História da Arte, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2005.

Ferreira, Paulo da Costa. As lides do Talaya: roteiro biográfico de um Portugal setecentista. Cascais Editora, 2014.

Ferro, João Pedro; Rego, Manuela. «D. João V e a lisonja». Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, nº 6, pp. 161-176 (1992). ISSN 0871-2778. Acesso em: 20 nov. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/6705.

Flacco, Q. Horacio. Arte poética. Traduzida, e illustrada em portuguez por Candido Lusitano, Lisboa, Na Oficina patriarcal de F. L. Ameno, 1758. Acesso em: 20 nov. 2023. Disponível em: https://catalog.hathitrust.org/Record/001808663.

França, José Augusto. A Arte em Portugal no século XIX. 3a ed., vol. 1, Venda Nova, Bertrand, 1990 [1966].

Franco, Anísio; Telles, Patrícia. «António Joaquim de Santa Bárbara (1813-1865): Pesquisa em tempos de pandemia», Kairós, nº 7 (2020), pp. 49-70. ISSN 2184-7193. Acesso em: 20 nov. 2023. Disponível em: https://impactum-journals.uc.pt/kairos/article/view/2184-7193_7_4. DOI: https://doi.org/10.14195/2184-7193_7_4.

Gorjão‑Henriques, Miguel. «José de Seabra da Silva e a sua família: iconografia e mobilidade social no antigo regime», Direito e Justiça, pp. 75-155 (2013). Universidade Católica Portuguesa. Acesso em: 20 nov. 2023. Disponível em: https://revistas.ucp.pt/index.php/direitoejustica/article/view/9896. Doi: https://doi.org/10.34632/direitoejustica.2013.9896.

Hespanha, António Manuel. História das Instituições (épocas medieval e moderna). Coimbra: Almedina, 1982.

Lisboa, João Luís. «Ver e ler». Cultura, Revista de História e Teoria das Ideias, vol. 21, pp- 7-12 (2005). ISSN 2183-2021. Acesso em: 20 nov. 2023. Disponível em: https://journals.openedition.org. Doi: https://doi.org/10.4000/cultura.2788.

Machado, Cyrilo Volkmar [et al]. Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal..., Lisboa, Na Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823. Acesso em: 20 nov. 2023. Disponível em: https://purl.pt/28030.

Marques, Ana Luísa dos Santos. Arte, Ciência e História no Livro Português do Século XVIII, Doutoramento em Belas Artes, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2014.

Monteiro, Nuno Gonçalo. «Mafra, Trabalho Forçado e Resistência». In: Cunha, Mafalda Soares da (ed.), Resistências. Insubmissão e revolta no império português. 1ª ed. Alfragide: Casa das Letras, 2021.

Olival, Fernanda. «Mercado de hábitos e serviços em Portugal (séculos XVIIXVIII)». Análise Social, XXXVIII, no 168, p.743-769 (2003). ISSN 0003-2573. Acesso em: 20 nov. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10174/17954.

PANOFSKY, Erwin. O Significado nas Artes Visuais. Lisboa: Editorial Presença, 1989 [1955].

Pimenta, Alberto. «Prosa Poética», in Ceia, Carlos (ed.), E-Dicionário de Termos Literários, 2009. Acesso em: 20 nov. 2023. Disponível em: https://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/prosa-poetica.

Pimentel, António Filipe. Arquitectura e poder: o real edifício de Mafra. 2a ed. Lisboa: Livros Horizonte, 2002 [1992]. Acesso em: 20 nov. 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/10316/9753.

Raggi, Giuseppina. O projeto de D. João V: Lisboa ocidental, Mafra e o urbanismo cenográfico de Filippo Juvarra. Lisboa - Portugal: Caleidoscópio, 2020.

Ramos, Luís de Oliveira. D. Maria I. 1ª. ed. Lisboa: Temas e Debates, 2010.

Ribeiro, José Silvestre. Historia dos estabelecimentos científicos literários e artísticos de Portugal nos sucessivos reinados da monarquia, Tomo I, Academia Real das Ciências, Lisboa, 1871. Acesso em: 20 nov. 2023. Disponível em: https://purl.pt/173/4/.

Sánchez, Pedro Juan Galán. «La “dilogía” en los Epigramas de Marcial». Ágora, Estudos clássicos em debate, no 19, pp. 201-224 (2017). ISSN 0874-5498. Acesso em: 20 nov. 2023. Disponível em: https://www.ua.pt/pt/dlc/page/2712.

Saraiva, José H. História Concisa de Portugal. Mem Martins: Europa-América, 1981 [1978].

Serrão, José Vicente. «Os impactos económicos do Terramoto». In: Araújo, A.C., et al (ed.), O Terramoto de 1755: impactos históricos. Lisboa: Livros Horizonte, 2007.

Silva, Camila Borges da. O símbolo indumentário: distinção e prestígio no Rio de Janeiro (1808-1821). Rio de Janeiro, Tese de Mestrado em História, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2009. Acesso em: 20 nov. 2023. Disponível em: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13124.

Soares, Ernesto. História da Gravura Artística em Portugal. Vol.1, Livraria Sam Carlos, 1971.

Valente, Vasco Pulido. «O povo em armas: a revolta nacional de 18081809». Análise Social, Segunda Série, XV, no 57, p. 7-48 (1979). ISSN 2182-2999. Acesso em: 20 nov. 2023. Disponível em: http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1223989622B5kLS2ul0Kd90OB6.pdf.

Publicado

2024-11-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FERREIRA, Paulo da Costa. A Estrela da Basílica: reinterpretação crítica de uma alegoria visual (1777-1791). Revista de História, São Paulo, n. 183, p. 1–37, 2024. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.2024.221353. Disponível em: https://periodicos.usp.br/revhistoria/article/view/221353.. Acesso em: 21 nov. 2024.