Entre os salões e a institucionalização da arte
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i162p271-284Keywords:
Clube de Artistas Modernos, cultural groups, government cultural agenda, modernism, maecenasAbstract
This article discusses why Flávio de Carvalho, Di Cavalcanti, Antônio Gomide and Carlos Prado created, in November 1932, in the city of São Paulo, the Clube de Artistas Modernos (CAM), a cultural association to propagate modern art, and tried to end its dependency on the Maecenas tradition dependency. CAM was active between the final period of cultural Maecenas groups that was organized by people from elite and the beginning of establishment, the arts market consolidation and the global industry impulse. These changes were fundamentals to determinate a new employ possibilities to the artists.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2010-06-30
Issue
Section
Articles
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
How to Cite
FORTE, Graziela Naclério. Entre os salões e a institucionalização da arte . Revista de História, São Paulo, n. 162, p. 271–284, 2010. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.v0i162p271-284. Disponível em: https://periodicos.usp.br/revhistoria/article/view/19159.. Acesso em: 10 mar. 2025.