Efeito da visita/não-visita na imagem de um destino turístico: uma aproximação metodológica mista
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v22i3p681-699Palavras-chave:
marketing turístico, gestão turística, imagem de destinos turísticos, metodologia mista, efeito da visita na imagemResumo
O turismo é atualmente um dos setores mais preponderantes da economia de Portugal, representando 13% do PIB e 12% da empregabilidade gerada. Neste sentido, orientar a gestão de destinos turísticos desde um enfoque de Marketing pressupõe uma análise cuidada da imagem de marca. Neste contexto, o principal objetivo do presente trabalho consiste em recorrer ao enfoque misto proposto por Echtner e Ritchie (1991, 1993), para avaliar em que medida a visita/não-visita a um destino turístico influencia a imagem que estes desenvolvem sobre destinos turísticos. Os resultados obtidos permitem constatar que não existem diferenças consideráveis entre a imagem formada pelos turistas que já visitaram Portugal e aqueles que nunca visitaram. Em consequência, sugere-se que, em futuros estudos, se analise o efeito da proximidade entre o local de residência dos turistas e o destino.Downloads
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