Cultura, comunicação pública e cidadania: práticas de deliberação cidadã no campo das artes/cultura (Brasil-Canadá)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.224629Palavras-chave:
Gestão das Artes/Cultura, Mobilização cultural, Comunicação pública e cidadaniaResumo
Neste artigo apresentamos uma etapa da pesquisa vinculada ao plano de cooperação internacional que investiga práticas de deliberação cidadã e de comunicação pública presentes em documentos de planejamento de gestão municipal, e práticas de mobilização cidadã, a exemplo dos planos de cultura e turismo no Brasil (Salvador e Belo Horizonte) e no Canadá (Montreal), além de consultas públicas online. Tomamos como pressuposto que os interesses das gestões públicas são conflitantes, pois ora são destinados à efetivação de políticas públicas com vistas aos cidadãos, como dos domínios da promoção das Artes/Cultura e, ora, a práticas estritamente mercantis voltadas aos turistas e à construção das cidades mercadorias pelo Place Branding.
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