Artes cênicas como objeto de polêmica: o debate sobre a “decadência do teatro nacional” (Rio de Janeiro, 1822 - década de 1920)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2024.222399

Palavras-chave:

Artes Cênicas, Literatura brasileira, Primeira República, século XIX, Teatro brasileiro

Resumo

A “decadência do teatro nacional” é um tema onipresente de todo o debate sobre as artes cênicas do Brasil do século XIX até o começo do XX. A proposta deste artigo é levar a sério as justificativas dos atores e mostrar como esse debate tem um papel estruturante no meio teatral local. Analisando esta discussão nos jornais cariocas, argumenta-se que, ao invés de julgar a veracidade do que é dito, deve-se atentar aos usos que são feitos do debate e seus efeitos sociais. Ele é uma peça central dos jogos de disputas de poder e de legitimação de grupos profissionais. Pelo debate, o meio teatral esclarece suas questões e desafios, são propostos caminhos a serem seguidos e as posições de cada ator são explicitadas. Enfim, ele é um apelo à união, única maneira de regenerar o teatro, ao mesmo tempo em que se tenta estabelecer uma coexistência pacífica entre os diversos interesses no interior desse universo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniel Polleti, École des Hautes Études Hispaniques et Ibériques

    Graduado pelo Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Mestre em História das sociedades ocidentais contemporâneas na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne como aluno da École normale supérieure de Cachan. Doutor em História pela Université Paris Saclay. Atualmente é membro científico da École des Hautes Études Hispaniques et Ibériques, Casa de Velázquez.

Referências

Fontes primárias

Fontes impressas

ALENCAR, José de. Ao correr da pena. Edição de João Roberto Faria. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

ASSIS, Machado de, Do teatro: textos críticos e escritos diversos. Edição de João Roberto Faria. São Paulo: Perspectiva, 2008.

AZEVEDO, Moreira de. “João Caetano dos Santos”, Revista do IHGB, v. 2, no XXXIII, 1870, p. 337-58.

BARRETO, Paulo. João do Rio e o palco, vol. I. Edição de Níobe Abreu Peixoto. São Paulo: EDUSP, 2009.

CÂMARA dos Srs. Deputados. Annaes do Parlamento Brazileiro: Sessão de 1873, 5 t.. Rio de Janeiro: J. Villeneuve & C., 1874.

FERREIRA, Procópio. O ator Vasques: o homem e a obra. São Paulo: J. Magalhães, 1939.

MAGALHÃES, G. Antonio José ou o poeta e a inquisição. Rio de Janeiro: Typ. Imparcial, 1839.

VALLE, Paulo Antônio. Ensaios dramáticos. [s. l.: s. n.],1862.

Jornais (consultados na Hemeroteca Digital, Biblioteca Nacional)

Aurora Fluminense. Rio de Janeiro: 1827-1839.

Brazil. Rio de Janeiro: 1883-1885.

Brazil, O. Rio de Janeiro: 1840-1852.

Brazil Americano. Rio de Janeiro: 1875-1876.

Careta. Rio de Janeiro: 1908-1930.

Chronista, O. Rio de Janeiro: 1836-1839.

Cidade do Rio. Rio de Janeiro: 1887-1902.

Correio da Tarde, O. Rio de Janeiro: 1855-1862.

Correio Mercantil, e Instructivo, Político, Universal. Rio de Janeiro: 1848-1868.

Cruzada. Rio de Janeiro: 1883.

Diário de Notícias. Rio de Janeiro: 1885-1895.

Diário do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: 1821-1878.

Espelho Diamantino, O. Rio de Janeiro: 1827-1828.

Fon-Fon. Rio de Janeiro: 1907-1930.

Gazeta da Noite. Rio de Janeiro: 1879-1880.

Gazeta da Tarde. Rio de Janeiro: 1880-1901.

Gazeta de Notícias. Rio de Janeiro: 1875-1930.

Gil-Blas. Rio de Janeiro: 1919-1923.

Imprensa, A. Rio de Janeiro: 1898-1914.

Jornal do Brasil. Rio de Janeiro: 1891-1937.

Jornal do Commercio. Rio de Janeiro: 1827-1930.

Malho, O. Rio de Janeiro: 1902-1930.

Mequetrefe, O. Rio de Janeiro: 1875-1893.

Minerva Brasiliense. Rio de Janeiro: 1843-1845.

Nação, A. Rio de Janeiro, 1872-1876.

Notícia, A. Rio de Janeiro: 1894-1916.

Paiz, O. Rio de Janeiro: 1884-1930.

Poeta, O. Rio de Janeiro: 1883-1892.

Revista Brasileira. Rio de Janeiro: 1857-1930.

Revista Illustrada. Rio de Janeiro: 1876-1898.

Revista Mensal da Sociedade. Rio de Janeiro: 1864-1874.

Referências Bibliográficas

BARTHE, Yannick et al. Sociologie pragmatique: mode d’emploi. Politix, v. 103, n. 3, 2013. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-politix-2013-3-page-175.htm. Acesso em: 11 jan. 2024.

BRAGA, Claudia. Em busca da brasilidade: teatro brasileiro na Primeira República. São Paulo: Perspectiva, 2003.

BUDASZ, Rogerio. Opera in the Tropics: Music and Theater in Early Modern Brazil. New York: Oxford University Press, 2010.

CÂNDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos 1750-1880. 2 vols. São Paulo: Martins Fontes, 1955.

CÂNDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2014.

CHARLE, Christophe. Théâtres en capitales: naissance de la société du spectacle à Paris, Berlin, Londres et Vienne, 1860-1914. Paris: Albin Michel, 2008.

FARIA, João Roberto. O teatro realista no Brasil: 1855-1865. São Paulo: Edusp, 1993.

FARIA, João Roberto. Idéias teatrais: o século XIX no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2001.

FERREIRA, Adriano de Assis. Teatro Trianon: forças da ordem x forças da desordem. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2004. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-03012005-221042/pt-br.php. Acesso em: 11 jan. 2024.

FERREIRA, Adriano de Assis. Teatro ligeiro cômico no Rio de Janeiro: a década de 1930. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2010. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-05122010-123502/pt-br.php. Acesso em: 11 jan. 2024.

GIRON, Luis Antônio. Minoridade crítica: a ópera e o teatro nos folhetins da corte, 1826-1861. Rio de Janeiro, São Paulo: EDUSP, 2004.

GOETSCHEL, Pascale. La « crise du théâtre »: une histoire de controverses, de goûts et de représentations (milieu XVIIIe siècle-fin des années 1930). Mémoire d’HDR – Université Paris 1, 2016.

GUANABARINO, Oscar. Transcrições guanabarinas: antologia crítica. Vol. I. Organização Luiz Guilherme Goldberg, Amanda Oliveira, et Patrick Menuzzi. Porto Alegre: LiquidBook, 2019.

LEVY, Aiala Teresa. Forging an Urban Public: Theaters, Audiences, and the City in São Paulo, Brazil, 1854-1924. Tese (Doutorado em História) – University of Chicago, 2016. Disponível em: https://knowledge.uchicago.edu/record/601. Acesso em: 11 jan. 2024.

MAGALDI, Sábato. Panorama do teatro brasileiro. São Paulo: DIFEL, 1962.

MAGALHÃES JÚNIOR, Raimundo. Arthur Azevedo e sua época. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966

MARZANO, Andrea. Cidade em cena: o ator Vasques, o teatro e o Rio de Janeiro, 1839-1892. Rio de Janeiro: Folha Seca, 2008.

MENCARELLI, Fernando Antonio. Cena aberta: a absolvição de um bilontra e o teatro de revista de Arthur Azevedo. Campinas: Unicamp, 1999.

MENCARELLI, Fernando Antonio. A voz e a partitura: teatro musical, indústria e diversidade cultural no Rio de Janeiro (1868-1908). 2003. Tese (Doutorado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, 2003. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/280448. Acesso em: 11 jan. 2024.

MOREL, Marco. As transformações dos espaços públicos: imprensa, atores políticos e sociabilidade na cidade imperial, 1820-1840. São Paulo: Hucitec, 2005.

NEVES, Larissa. O Teatro: Artur Azevedo e as crônicas da Capital Federal (1894- 1908). 2 t. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade de Campinas, 2002. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/269937. Acesso em: 11 jan. 2024.

PEREIRA, Avelino Romero. Música, sociedade e política: Alberto Nepomuceno e a república musical. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.

POLLETI, Daniel. Cosmopolitisme en scène. Spectacle et société dans une modernité périphérique (Rio de Janeiro et São Paulo, 1822-1930). Tese (Doutorado em História) – Université Paris Saclay, 2022. Disponível em: https://theses.hal.science/tel-03972293. Acesso em: 20 de junho de 2024.

PRADO, Décio de Almeida. O teatro brasileiro moderno. São Paulo: Perspectiva, 1988.

PRADO, Décio de Almeida. João Caetano. São Paulo: Perspectiva, 1972.

REIS, Ângela; MARQUES, Daniel. O teatro do pré-modernismo. In: FARIA, J. R. (dir.). História do Teatro Brasileiro, v. 1. São Paulo: Perspectiva, 2003, p. 321-402.

ROZEAUX, Sébastien. La genèse d’un « grand monument national » : littérature et milieu littéraire au Brésil à l’époque impériale (1822-1880). Tese (Doutorado em História) – Université Lille 3, Lille, 2012. Disponível em: https://archivesic.ccsd.cnrs.fr/THESES-LILLE3/tel-00768691. Acesso em: 11 jan. 2024.

SICILIANO, Tatiana. O guerreiro do Theatro Municipal : Arthur Azevedo e sua luta pela consolidação do teatro nacional. In QUEMIN, A.; BÔAS G. V. (org.). Arte e vida social: Pesquisas recentes no Brasil e na França. Marselha: OpenEdition, 2016, p. 300-314.

SILVA, Charles Roberto. Teatro para os trópicos: o governo imperial brasileiro e a questão teatral (1822-1889). Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, 2017. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-27092017-111334/pt-br.php. Acesso em: 11 jan. 2024.

SILVA, Esequiel Gomes. “De Palanque”: as crônicas de Artur Azevedo no Diário de Notícias (1885/1886). Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Universidade Estadual Paulista, Assis, 2010. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/e8e62020-48e9-4f61-8a65-e818c4f8cb1a. Acesso em: 11 jan. 2024.

SILVA, Raquel Barroso. Teatro ligeiramente nacional no século XIX. Curitiba: CRV, 2019.

SOUSA, José Galante de. O Teatro no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto nacional do livro, 1960.

SOUZA, Silvia Cristina Martins de. As noites do Ginásio: teatro e tensões culturais na Corte (1832-1868). Campinas: Unicamp, 2002.

VENTURA, Roberto. Estilo tropical: história cultural e polêmicas literárias no Brasil, 1870-1914. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

YON Jean-Claude. Une histoire du théâtre à Paris: de la Révolution à la Grande Guerre. Paris: Aubier, 2012.

Downloads

Publicado

2024-10-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

POLLETI, Daniel. Artes cênicas como objeto de polêmica: o debate sobre a “decadência do teatro nacional” (Rio de Janeiro, 1822 - década de 1920). Revista de História, São Paulo, n. 183, p. 1–34, 2024. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.2024.222399. Disponível em: https://periodicos.usp.br/revhistoria/article/view/222399.. Acesso em: 21 nov. 2024.