Artes cênicas como objeto de polêmica: o debate sobre a “decadência do teatro nacional” (Rio de Janeiro, 1822 - década de 1920)

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DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2024.222399

Palabras clave:

Artes Cênicas, Literatura brasileira, Primeira República, século XIX, Teatro brasileiro

Resumen

A “decadência do teatro nacional” é um tema onipresente de todo o debate sobre as artes cênicas do Brasil do século XIX até o começo do XX. A proposta deste artigo é levar a sério as justificativas dos atores e mostrar como esse debate tem um papel estruturante no meio teatral local. Analisando esta discussão nos jornais cariocas, argumenta-se que, ao invés de julgar a veracidade do que é dito, deve-se atentar aos usos que são feitos do debate e seus efeitos sociais. Ele é uma peça central dos jogos de disputas de poder e de legitimação de grupos profissionais. Pelo debate, o meio teatral esclarece suas questões e desafios, são propostos caminhos a serem seguidos e as posições de cada ator são explicitadas. Enfim, ele é um apelo à união, única maneira de regenerar o teatro, ao mesmo tempo em que se tenta estabelecer uma coexistência pacífica entre os diversos interesses no interior desse universo.

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Biografía del autor/a

  • Daniel Polleti, École des Hautes Études Hispaniques et Ibériques

    Graduado pelo Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Mestre em História das sociedades ocidentais contemporâneas na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne como aluno da École normale supérieure de Cachan. Doutor em História pela Université Paris Saclay. Atualmente é membro científico da École des Hautes Études Hispaniques et Ibériques, Casa de Velázquez.

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Publicado

2024-10-30

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Artigos

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POLLETI, Daniel. Artes cênicas como objeto de polêmica: o debate sobre a “decadência do teatro nacional” (Rio de Janeiro, 1822 - década de 1920). Revista de História, São Paulo, n. 183, p. 1–34, 2024. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.2024.222399. Disponível em: https://periodicos.usp.br/revhistoria/article/view/222399.. Acesso em: 3 dec. 2024.