v. 19 n. 1 (2018): Queerizar o cânone luso-afro-brasileiro

Via Atlântica nº 33

Dans ce volume, nous présentons la paternité des œuvres et de leurs créateurs
ou la résurrection d'œuvres ou d'auteurs oubliés et d'autres
minorité, sans critères préconçus, thèmes explicites ou biographie
de l'auteur, préférant la célébration d'une différence l'insinuation d'un doute
érosion constante, insatiable, ludique et politique des frontières conventionnelles entre
homo et hétérosexuel. Après tout, les pratiques queer sont le reflet de
la résistance à l'homogénéisation culturelle, un "plus fort
régimes de normalité, en particulier la
l'hétéronormativité, car elle considère toujours l'hétérosexualité comme
les preuves prouvent la force de la pensée droite.

Publicado: 2018-09-11
  • Editorial nº 33

    11-17
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i33.146173

Dossiê 33: Queerizar o cânone luso-afro-brasileiro

  • Celebração queer na ficção de Dulce Maria Cardoso

    Maria Araujo da Silva
    21-35
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i33.135336
  • Irene Lisboa e as ficções de género do Estado Novo

    Sara Marina Barbosa
    37-60
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i33.140230
  • Do Brasil à Suécia e de volta ao Brasil: problema de gênero em Fernando Gabeira

    Dario Borim Jr
    61-79
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i33.139920
  • Construção e problematização da identidade lésbica na obra de Cassandra Rios

    Leonardo Alexander do Carmo Silva
    81-94
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i33.139764
  • “Each man kills the thing he loves”: uma leitura queer de “O Berloque Vermelho” de Silva Pinto

    António Fernando Cascais
    95-112
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i33.141134
  • Palavras de luxúria e de deboche: homoerotismo no Almanak Caralhal

    Eduardo da Cruz
    113-133
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i33.118841
  • Contra os queers, marchar, marchar!

    Fernando Curopos
    135-149
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i33.140051
  • Subjetividade gay na poesia de António Botto

    Maria Lúcia Outeiro Fernandes
    151-169
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i33.140073
  • Leitura de Ara à luz da Teoria Queer

    Helena Ferreira, Aline Ferreira
    171-183
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i33.140234
  • Uma compração: romances traduzidos de temática homossexual no Estado Novo português e no Estado Socialista húngaro

    Zsofia Gombar
    187-205
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i33.141273
  • ‘Você quase ganhou um orquídea viva!’: dissimulação queer e desejo homossexual em Os Cafajestes (1962) de Ruy Guerra

    James Neil Hodgson
    207-224
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i33.140583
  • Algumas intersecionalidades e um texto cuir pra chamar de “(M)Eu”: retratos da produção estética afrolusobrasileira

    Emerson da Cruz Inácio
    225-240
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i33.146353
  • Novas cartas portuguesas: a vagina dentata das Três Marias

    Alda Maria Lentina
    241-251
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i33.140254
  • Ordem, gênero e transgressão em A senhora de Pangim, de Gustavo Barroso

    Mário César Lugarinho
    253-272
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i33.139982
  • Um homem gasto: naturalismo, historiografia LGBT e primeira recepção crítica

    Helder Thiago Maia
    273-283
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i33.145475
  • Representação do feminino no conto “Sweat” de Zora Neale Hurston

    José Vilian Mangueira, Francisco Edson Gonçalves Leite
    285-299
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i33.134819
  • Mulheres engaioladas em Tempos de fardas: representações da mulher como ser à margem em “O pardal é um pássaro azul” de Heloneida Studart

    Evelyn Caroline de Mello
    301-310
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i33.139914
  • A queerização no teatro de Bernardo Santareno

    Paulo Pires Pepe
    311-323
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i33.140960
  • Impérios em crise e “Pais Falhandos”: patrilinearidade e masculinidade n’ Os Lusíadas

    Denise Saive Castro
    324-341
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i33.140204
  • Apontamentos para uma poética queer: uma leitura da poesia de Luís Miguel Nava

    Sinei Ferreira Sales
    343-364
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i33.141259
  • Representações de gênero no universo kitsch de Amor, plástico e barulho de Renata Pinheiro

    Alberto Inacio da Silva
    365-378
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i33.140255
  • Divergências e convergências no filme A outra margem, de Luís Filipe Rocha

    Luís Alexandre Rodrigues Sobreira
    379-390
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i33.140257
  • Na rota do escárnio e do maldizer: a série portuguesa "Bicha do demónio"

    Jorge Vicente Valentim
    391-405
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i33.141309

Outros Textos

  • Uma interrogação sobre o ensino das literaturas em português: entre o "Cânone lusófono" e a “Emoção estético-patriótica”

    Inocência Mata
    409-420
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i33.141289
  • Camões, poeta da experiência interior

    Rodrigo Corrêa Martins Machado
    421-434
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i33.131918

Resenhas

  • Uma mulher, uma casa, um país: A Gorda, de Isabela Figueiredo

    Bruno Mazolini de Barros
    437-443
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i33.131916
  • A mulher do fuzileiro e outras quase histórias, por Álvaro Marins

    Valdemar Valente Junior
    445-449
  • 100 anos de Jorge Amado: o escritor, Portugal e o neorrealismo, por Vania Pinheiro Chaves e Patrícia Monteiro

    Patricia Trindade Nakagome
    451-456
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i33.116681
  • El océano de fronteras invisibles: relecturas históricas sobre (¿El Fin? de) la esclavitud en la novela contemporânea, de Daiane Nascimento Santos

    Vanessa Riambau Pinheiro
    457-462
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i33.118057
  • Folhas políticas, de José Saramago

    Jean Pierre Chauvin
    463-468
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i33.133372