Comunicação pública, emoções e afetos: estratégias de comunicação de universidades federais no Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.224375

Palavras-chave:

Comunicação Pública, Estratégias de Comunicação, Emoções, Plataformização da Sociedade, Universidades Públicas

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão acerca da comunicação pública, a partir da sociedade de plataformas. Apresenta uma análise do discurso de universidades públicas federais brasileiras no Instagram, com foco nas estratégias de captação da emoção e de formação da emoção no discurso persuasivo. Dentre os resultados, identificamos a mobilização de afetos em torno do orador (ethos) e da audiência (pathos), sem prescindir de informações de comunicação pública (logos).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sendi Chiapinotto Spiazzi, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Gestão de Organizações Públicas (UFSM), Bacharel em Relações Públicas (UFSM). Integrante do Grupo de Pesquisa Mídia, Discurso e Comunicação Pública (CNPq/UFSM), bolsista Capes PrInt na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB). sendi.spiazzi@ufsm.br

  • Rejane de Oliveira Pozobon, Universidade Federal de Santa Maria

    Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Mestre em Educação (UFSM), Bacharel em Jornalismo e Relações Públicas (UFSM). Líder do Grupo de Pesquisa Mídia, Discurso e Comunicação Pública (CNPq/UFSM). rejane.pozobon@ufsm.br

Referências

AHMED, Sara. The cultural politics of emotion. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2004.

BENTES, Anna. A gestão algorítmica da atenção: enganchar, conhecer e persuadir. In: POLIDO, Fabrício; ANJOS, Lucas; BRANDÃO, Luíza. (orgs.). Políticas, Internet e Sociedade. Belo Horizonte: Instituto de Referência em Internet e Sociedade, 2019. p. 222-234.

BLUMLER, Jay G.; COLEMAN, Stephen. Democracy and the Media – revisited. Javnost – The Public, London, v. 22, n. 2, 2015. doi: https://doi.org/10.1080/13183222.2015.1041226.

BRANDÃO, Elizabeth Pazito. Conceito de comunicação pública. In: DUARTE, Jorge (org.). Comunicação pública: estado, mercado, sociedade e interesse público. Barueri: Atlas, 2012. p. 1-34.

BUENO, Wilson da Costa. Comunicação empresarial: políticas e estratégias. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

CHARAUDEAU, Patrick. O discurso propagandista: uma tipologia. In MACHADO, Ida Lucis; MELLO, Renato de (orgs.). Análises do discurso hoje. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010. p. 57-78.

COSTA, Vinícius de Paiva; MACHADO, Júllia Robertha Rosa; STASIAK, Daiana. Comunicação pública no Instagram: uso de memes em informações oficiais. In: Anais XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste, 2019, Goiânia. Anais… São Paulo: Intercom, 2019.

ESTEVES, João Pissarra. Sociologia da Comunicação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2011.

FEENBERG, Andrew. The Internet as a network, world, coconstruction, and mode of governance. The Information Society Journal, London, v. 35, n. 4, p. 229-243, 2019. doi: https://doi.org/10.1080/01972243.2019.1617211.

HALLAHAN, Kirk; HOLTZHAUSEN, Derina; VAN RULER, Betteke; VERČIČ, Dejan; SRIRAMESH, Krishnamurthy. Defining strategic communication. International Journal of Strategic Communication, London, v. 1, n. 1, p. 3-35, 2007. doi: https://doi.org/10.1080/15531180701285244.

HENRIQUES, Márcio Simeone; SANT’ANA, Lidiane Ferreira. A construção da proximidade na comunicação pública: mídia social e a ruptura da impessoalidade. Organicom, São Paulo, v. 2, n. 22, p. 92-102, 2015.

MASSUCHIN, Michele Goulart; QUADROS, Claudia Irene de; IOSCOTE, Fabia Cristiane; OLIVEIRA, Paula Andressa de. Comunicação pública na teoria e na empiria: aspectos da produção científica brasileira recente. In: Anais do 32° Encontro Anual da Compós, São Paulo. Anais eletrônicos… Campinas: Galoá, 2023. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2023/trabalhos/comunicacao-publica-na-teoria-e-na-empiria-aspectos-da-producao-cientifica-brasi?lang=pt-br>. Acesso em: 16 mar. 2024.

MATEUS, Samuel. Introdução à Retórica no Séc. XXI. Covilhã: Universidade Beira Interior, 2018.

MATEUS, Samuel. Formas emotivas do discurso persuasivo. Media & Jornalismo, Lisboa, v. 19, n. 34, p. 127-141, 2019. doi: https://doi.org/10.14195/2183-5462_34_9.

PAPACHARISSI, Zizi. Affective Publics: Sentiment, Technology, and Politics, New York: Oxford University Press, 2015.

RUÃO, Teresa. A Comunicação Enquanto Estratégica. In: Félix, Joana d’Arc Bicalho. (org.). Comunicação Estratégica e Integrada: a visão de renomados autores de 5 países. [S. l.]: Rede Integrada, 2020. p. 27-39.

SCROFERNEKER, Cleusa Maria Andrade; GOMES, Luciana Buksztejn. A provocação do afeto como estratégia discursiva organizacional. Revista Communicare, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 64-81, 2019.

SODRÉ, Muniz. As estratégias sensíveis: afeto, mídia e política. Petrópolis: Vozes, 2006.

VAN DIJCK, José; POELL, Thomas; DE WALL, Martjin. The Platform Society: public values in a connective world. Oxford: Oxford University Press, 2018.

WAHL-JORGENSEN, Karin. Emotions, Media and Politics. Cambridge: Polity Press, 2018.

ZÉMOR, Pierre. Como anda a comunicação pública? Revista do Serviço Público, Brasília, DF, v. 60, n. 2, p. 189-195, 2009.

Downloads

Publicado

2024-11-05

Como Citar

SPIAZZI, Sendi Chiapinotto; POZOBON, Rejane de Oliveira. Comunicação pública, emoções e afetos: estratégias de comunicação de universidades federais no Instagram. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 45, p. 173–192, 2024. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.224375. Disponível em: https://periodicos.usp.br/organicom/article/view/224375.. Acesso em: 21 nov. 2024.