Comunicação pública, emoções e afetos: estratégias de comunicação de universidades federais no Instagram
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.224375Palavras-chave:
Comunicação Pública, Estratégias de Comunicação, Emoções, Plataformização da Sociedade, Universidades PúblicasResumo
Este artigo propõe uma reflexão acerca da comunicação pública, a partir da sociedade de plataformas. Apresenta uma análise do discurso de universidades públicas federais brasileiras no Instagram, com foco nas estratégias de captação da emoção e de formação da emoção no discurso persuasivo. Dentre os resultados, identificamos a mobilização de afetos em torno do orador (ethos) e da audiência (pathos), sem prescindir de informações de comunicação pública (logos).
Downloads
Referências
AHMED, Sara. The cultural politics of emotion. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2004.
BENTES, Anna. A gestão algorítmica da atenção: enganchar, conhecer e persuadir. In: POLIDO, Fabrício; ANJOS, Lucas; BRANDÃO, Luíza. (orgs.). Políticas, Internet e Sociedade. Belo Horizonte: Instituto de Referência em Internet e Sociedade, 2019. p. 222-234.
BLUMLER, Jay G.; COLEMAN, Stephen. Democracy and the Media – revisited. Javnost – The Public, London, v. 22, n. 2, 2015. doi: https://doi.org/10.1080/13183222.2015.1041226.
BRANDÃO, Elizabeth Pazito. Conceito de comunicação pública. In: DUARTE, Jorge (org.). Comunicação pública: estado, mercado, sociedade e interesse público. Barueri: Atlas, 2012. p. 1-34.
BUENO, Wilson da Costa. Comunicação empresarial: políticas e estratégias. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
CHARAUDEAU, Patrick. O discurso propagandista: uma tipologia. In MACHADO, Ida Lucis; MELLO, Renato de (orgs.). Análises do discurso hoje. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010. p. 57-78.
COSTA, Vinícius de Paiva; MACHADO, Júllia Robertha Rosa; STASIAK, Daiana. Comunicação pública no Instagram: uso de memes em informações oficiais. In: Anais XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste, 2019, Goiânia. Anais… São Paulo: Intercom, 2019.
ESTEVES, João Pissarra. Sociologia da Comunicação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2011.
FEENBERG, Andrew. The Internet as a network, world, coconstruction, and mode of governance. The Information Society Journal, London, v. 35, n. 4, p. 229-243, 2019. doi: https://doi.org/10.1080/01972243.2019.1617211.
HALLAHAN, Kirk; HOLTZHAUSEN, Derina; VAN RULER, Betteke; VERČIČ, Dejan; SRIRAMESH, Krishnamurthy. Defining strategic communication. International Journal of Strategic Communication, London, v. 1, n. 1, p. 3-35, 2007. doi: https://doi.org/10.1080/15531180701285244.
HENRIQUES, Márcio Simeone; SANT’ANA, Lidiane Ferreira. A construção da proximidade na comunicação pública: mídia social e a ruptura da impessoalidade. Organicom, São Paulo, v. 2, n. 22, p. 92-102, 2015.
MASSUCHIN, Michele Goulart; QUADROS, Claudia Irene de; IOSCOTE, Fabia Cristiane; OLIVEIRA, Paula Andressa de. Comunicação pública na teoria e na empiria: aspectos da produção científica brasileira recente. In: Anais do 32° Encontro Anual da Compós, São Paulo. Anais eletrônicos… Campinas: Galoá, 2023. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2023/trabalhos/comunicacao-publica-na-teoria-e-na-empiria-aspectos-da-producao-cientifica-brasi?lang=pt-br>. Acesso em: 16 mar. 2024.
MATEUS, Samuel. Introdução à Retórica no Séc. XXI. Covilhã: Universidade Beira Interior, 2018.
MATEUS, Samuel. Formas emotivas do discurso persuasivo. Media & Jornalismo, Lisboa, v. 19, n. 34, p. 127-141, 2019. doi: https://doi.org/10.14195/2183-5462_34_9.
PAPACHARISSI, Zizi. Affective Publics: Sentiment, Technology, and Politics, New York: Oxford University Press, 2015.
RUÃO, Teresa. A Comunicação Enquanto Estratégica. In: Félix, Joana d’Arc Bicalho. (org.). Comunicação Estratégica e Integrada: a visão de renomados autores de 5 países. [S. l.]: Rede Integrada, 2020. p. 27-39.
SCROFERNEKER, Cleusa Maria Andrade; GOMES, Luciana Buksztejn. A provocação do afeto como estratégia discursiva organizacional. Revista Communicare, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 64-81, 2019.
SODRÉ, Muniz. As estratégias sensíveis: afeto, mídia e política. Petrópolis: Vozes, 2006.
VAN DIJCK, José; POELL, Thomas; DE WALL, Martjin. The Platform Society: public values in a connective world. Oxford: Oxford University Press, 2018.
WAHL-JORGENSEN, Karin. Emotions, Media and Politics. Cambridge: Polity Press, 2018.
ZÉMOR, Pierre. Como anda a comunicação pública? Revista do Serviço Público, Brasília, DF, v. 60, n. 2, p. 189-195, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sendi Chiapinotto Spiazzi, Rejane de Oliveira Pozobon
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.